Portal de Notícias
- Publicidade -

- Publicidade -

Dr. Gil Carlos presta homenagem a agentes de saúde

Em discurso o deputado também lembrou a passagem do dia de São Francisco

O deputado Gil Carlos (PT) em seu discurso, na manhã de hoje (04) na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) falou sobre o dia de São Francisco de Assis , comemorado na data de hoje, 04 de outubro. Padroeiro dos pobres ,da natureza e dos animais. Símbolo da simplicidade, doação e da paz .Canonizado pelo papa Gregório IX dois anos depois de sua morte, Francisco de Assis foi um religioso italiano, fundador da Ordem dos Franciscanos. No Brasil são mais de 200.000 Agentes de Combate à Saúde(ACS) e mais de 30.000 Agentes de Combate a Endemia(ACE).

“Hoje dia 04 de outubro, dia de honra à história , memória e identidade de São Francisco de Assis, um dos santos mais populares do mundo cristão aqui no ocidente. É um santo presente na vida de quem tem a sua relação com a igreja católica, desde os momentos iniciais nas catequeses da igreja. Santo que tem uma forte tradição em seus novenários. É um santo que tem profundos ensinamentos, relacionado à humildade, abdicação da riqueza e luxúria”,ressaltou Gil carlos.

O parlamentar também homenageou os agentes de saúde, os que cuidam da saúde dos mais humildes e necessitados, àqueles que mais precisam do sistema de saúde , da atenção primária. “ São profissionais reconhecidos no Brasil inteiro, dada a sua importância dentro do sistema de saúde, na aplicação das estratégias voltadas notadamente para a prevenção e a promoção da saúde. No Brasil são mais de 200.000 Agentes de Combate à Saúde e mais de 30.000 Agentes de Combate a Endemia(ACE). No Piauí nós temos 670 (ACS) e 250 (ACE), uma categoria numerosa que está presente em todos os municípios do Brasil”, concluiu

***

Liuce Santos – Edição: Katya D’Angelles 

Veja também