Portal de Notícias
- Publicidade -

- Publicidade -

Piauí lança Campanha de Multivacinação em Alvorada do Gurgueia e PNI destaca microplanejamento do estado

O Piauí é o primeiro estado onde o PNI fez o lançamento da etapa estadual da campanha na capital e no interior

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizou mais uma etapa do lançamento estadual Campanha Nacional de Multivacinação, desta vez no interior do estado, na cidade de Alvorada do Gurgueia. O evento contou com a presença do diretor do Programa Nacional de Imunização (PNI), Éder Gatti, e da primeira-dama Isabel Fonteles, além da superintendente de atenção aos municípios da Sesapi, Leila Santos.

Em visita ao Centro de Saúde da Família do município, que fez parte das ações de lançamento da campanha, o diretor elogiou o trabalho da Sesapi pela execução do microplanejamento nos 224 municípios do estado.

“Estamos muito felizes em saber que o microplanejamento chegou tão perto dos municípios. Algo que começamos no mês de abril em Brasília chegar aqui em Alvorada do Gurguéia, ouvindo do gestor que já estão com o comitê criado é algo espetacular. Queremos parabenizar o governo do Piauí e a Secretaria de Saúde, por ter concretizado com efetividade esta ação”, destacou Éder Gatti.

O Piauí é o primeiro estado onde o PNI fez o lançamento da etapa estadual da campanha na capital e no interior.

O microplanejamento realizado pela Coordenação de Imunização da Sesapi  é o método recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que consistem em diversas atividades com foco na realidade local, desde a definição da população alvo, escolha das vacinas, definição de datas e locais de vacinação, até a logística.

- Publicidade -

- Publicidade -

“Nós trouxemos hoje o diretor do PNI para fazer esse lançamento no sul do nosso estado, para conhecer a realidade dos municípios e engajamento dos nossos gestores na Campanha de Multivacinação”, disse a superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos.

Na Campanha de Multivacinação serão ofertadas para as crianças de até sete anos (06 anos 11 meses e 29 dias) as vacinas: BCG, Hepatite B, Penta, Pólio inativada, Pólio oral, Rotavírus, Pneumocócica 10-valente, Meningocócica C, Febre amarela, Tríplice viral (SCR – sarampo, caxumba e rubéola), DTP, Hepatite A.

Já para aquelas a partir dos sete anos de idade até menores de 15 anos, serão ofertadas as seguintes vacinas: Hepatite B, Febre amarela, Tríplice viral, Difteria e tétano (dT), Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente e dTpa. Em relação às doses da vacina contra Covid-19 e Influenza, elas seguem definições específicas de acordo com a faixa etária.

“Essa ação de Multivacinação é Nacional, porém, de forma regionalizada, seguindo as particularidades de todas as regiões e hoje estamos vendo a vacinação aqui de perto, com as características da população e trabalhando para recuperar a as coberturas vacinais. Somente com esses esforços integrados do Governo Federal, Estadual e municipal vamos conseguir alcançar”, reforça o diretor do PNI.

A primeira-dama do Piauí, Isabel Fonteles,  lembrou a importância dos pais e responsáveis das crianças e jovens em atualizarem a caderneta de vacinação dos seus filhos. “Vamos juntos reconstruir o nosso país, vacinação é um ato de amor, e é essencial que papais, mamães e responsáveis levem seus filhos para vacinarem”, lembra.

O município de Alvorada do Gurguéia apresentou o seu projeto para a realização da Campanha de Multivacinação, onde está buscando realizar ações para atingir as metas estabelecidas pelo Programa Nacional de Imunização.

“Estamos muitos felizes em estar recebendo este evento tão importante em nosso município. Percebemos que nossa população está avançando na questão da vacinação e estamos trabalhando com várias estratégias para atingir as metas definidas”, pontuou o prefeito Lécio Gustavo.