Portal de Notícias
- Publicidade -

- Publicidade -

Primeiro Museu Indígena do Piauí é inaugurado em Lagoa de São Francisco

No dia 30 de agosto foi inaugurado o Museu Anízia Maria dos Povos Tabajara e Tapuio-Itamaraty, o primeiro do Piauí dedicado à cultura e ancestralidade dos povos indígenas. A solenidade, realizada na comunidade Nazaré, no município de Lagoa do São Francisco, onde residem 450 indígenas dos povos Tabajara e Tapuio-Itamaraty, teve a participação da ministra dos Povos Originários, Sônia Guajajara; e do diretor do Programa de Aquisição de Alimentos, Raimundo Nonato Soares Lima, que representou o ministro Wellington Dias.

“Aqui é apenas a inauguração, esse espaço já vive é fonte de pesquisa para estados vizinhos de pessoas preocupadas em preservar nossa ancestralidade. A importância deste espaço vai além do físico, é um resgate de história, memória e cultura”, disse o secretário estadual da Cultura, Carlos Anchieta.

O cacique Henrique Manoel, líder da comunidade e diretor dos Povos Originários da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), disse que o museu valoriza os indígenas não só de Nazaré, mas de todo o Piauí.  “É um sonho realizado, um motivo de grande alegria, pois o museu conta a nossa história”, afirmou.

O museu possui um espaço de cerca de 380 m² e dispõe de área de exposição de artigos e itens da comunidade, sala administrativa, banheiros sociais e quarto de hóspedes.

Veja também