Portal de Notícias
- Publicidade -

- Publicidade -

Programa Oportunidade Jovem beneficia mais de 1.300 alunos piauienses com estágio curricular remunerado

Programa do Governo do Piauí busca oportunizar o início da jornada profissional para jovens estudantes da Rede Pública de Ensino.

A educação na modalidade de tempo integral associada ao ensino técnico, profissional e tecnológico é a aposta do Governo do Piauí para um futuro promissor de jovens estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino. Esse é o modelo de ensino escolhido pelo estudante Israel Isaac Silva Rodrigues, de 17 anos. Ele cursa a 3ª Série do Ensino Médio no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) José Pacífico de Moura Neto, zona sudeste de Teresina, e começou, nesta segunda-feira (3), o estágio curricular obrigatório do curso técnico em Manutenção Automotiva.

Isaac faz parte de um grupo de 1.342 estudantes da Rede Pública do Piauí habilitados no Programa Oportunidade Jovem, no eixo estágio curricular obrigatório para o segundo semestre de 2023. Ele recebeu a primeira parcela de uma bolsa mensal no valor de R$ 350,00. O estágio, que possui até 250 horas/aula, garante ao estudante mais duas parcelas no mesmo valor, totalizando R$ 1.050,00.

O estudante conta que esse momento do início do estágio curricular é uma oportunidade de reforçar os aprendizados teóricos do curso através da experiência prática. O estágio acontece na empresa parceira Moral Acessórios, das 8h às 12h. No turno da tarde, Isaac volta à escola para seguir com os estudos visando à conclusão do Ensino Médio ao final do ano e a preparação para os vestibulares como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“O mais interessante é que a bolsa me ajuda na questão financeira, o estágio permite a socialização e ambientação no mercado de trabalho. É o momento de colocar em prática tudo o que eu aprendi na escola”, conta o estudante.

Ao todo, 99 estudantes do CEEP José Pacífico foram habilitados para receberem as bolsas de estágio, sendo 19 do curso de Manutenção Automotiva, 62 de Técnico em Enfermagem e 18 em Análises Clínicas. Isaac conta que o curso em Manutenção Automotiva é muito interessante e reforça que o estágio será uma porta de entrada para o mundo do trabalho.

- Publicidade -

- Publicidade -

“Quando terminar o Ensino Médio, pretendo começar trabalhando como técnico em Manutenção Automotiva. O estágio me ajuda a criar relações e impulsionar a vida profissional. Mas não quero parar por aí. Penso em várias possibilidades, quero continuar estudando e conquistar trabalhos em programação e tecnologia no futuro”, afirma.

O secretário da Educação, Washington Bandeira, explica que o Governo do Piauí está empenhado com o projeto de universalização da modalidade de Tempo Integral para as escolas da Rede Pública Estadual com a oferta de Educação Profissional, Técnica e Tecnológica. Segundo ele, nenhum país se desenvolveu sem uma educação de qualidade alinhada ao mundo do trabalho. “Como costuma dizer o nosso governador Rafael Fonteles, não existe desenvolvimento social e econômico sem que a educação esteja conectada ao mundo do trabalho, gerando oportunidades para todos e todas”, declarou o secretário.

Oportunidade Jovem 

O Oportunidade Jovem é o maior programa de inclusão produtiva de adolescentes e jovens no mundo do trabalho da história do Piauí, que busca oportunizar o início da jornada de experiência profissional. Ele foi lançado pelo Governo do Estado em junho deste ano.

A iniciativa atua em quatro eixos: monitoria estudantil, estágio (curricular obrigatório e extracurricular), aprendizagem profissional e primeira oportunidade de trabalho e emprego. Todas com contrapartida do Governo do Estado no pagamento de bolsas e parte do salário dos jovens por um período determinado, seja em instituições privadas ou públicas.

 

 

***

Por: Pedro Melo

Veja também