Quinta, 19 de Abril de 2018
Email: redacao.piauiagora@gmail.com
Whatsapp: (86) 99829-2020 - Anuncie

Atendimento

Semana da Voz oferece atendimentos gratuitos à população

Em Teresina, haverá atendimento gratuito na Semana da Voz, que acontece entre os das 16 a 20 deste mês, no HGV, HU e no Centro Universitário Uninovafapi.

Publicada em 16 de Abril de 2018 às 15h58

Publicado por: Marcia Gabriele  |  Fonte: Redação Piauí Agora Imprimir

Foto: Reprodução

Notícia Atualizada em 16/04/2018 às 16h13

Em homenagem ao Dia Mundial da Voz, comemorado nesta segunda-feira, (16/04), especialistas alertam para o uso correto e os devidos cuidados. Em Teresina, haverá atendimento gratuito na Semana da Voz, que acontece entre os das 16 a 20 deste mês, no HGV, HU e no Centro Universitário Uninovafapi.

O alerta em especial é para os profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho, como: cantores, professores, jornalistas, locutores e atores. Estes profissionais devem redobrar os cuidados com as cordas vocais, no entanto, a atenção com a voz deve partir também da comunidade em geral.

Segundo Flávio Santos, otorrinolaringologista, a preocupação com a saúde vocal não é dever apenas de quem trabalha com a voz, já que é um instrumento importantíssimo para a comunicação.

‘O câncer de laringe comumente se manifesta apenas com rouquidão e, se descoberto no início, tem altas chances de cura apenas com um procedimento cirúrgico’, esclarece Flávio Santos, que acrescenta ainda que se a rouquidão persistir por mais duas semanas deve ser investigada.

Flávio Santos explica que os profissionais que trabalham com a voz, o importante é aquecer as cordas vocais antes de utilizá-la e ter um acompanhamento com especialista.

‘Gritar pode traumatizar a prega vocal, gerando um pólipo, por exemplo, o cigarro agride a mucosa respiratória e aumenta chance de câncer de laringe e também de lesões benignas nas pregas vocais, como o edema de Reinke. Respirar pela boca aumenta a chance de nódulos vocais, comum em crianças’, finalizou.

CUIDADOS COM A VOZ

- Beber bastante água;
- Não gritar;
- Evitar exposição à fumaça
- Respirar bem pelo nariz.
- Aquecer a voz antes de utilizá-la com intensidade.
Comente através do Facebook
Matérias Relacionadas
Campanha de vacina contra febre amarela acontecerá em janeiro de 2019